Olá meninas! Hoje irei contar como é a profissão no qual escolhi e estou terminando. A profissão farmacêutica.
![](https://static.wixstatic.com/media/d8fd53_4c264f9067e14e42aa4c7380bdffad05~mv2.jpg/v1/fill/w_500,h_542,al_c,q_80,enc_auto/d8fd53_4c264f9067e14e42aa4c7380bdffad05~mv2.jpg)
As primeiras atividades relacionadas á farmácia se deu em meados do século X com as boticas as primeiras foi fundadas na França e Espanha. Nessa época medicina e farmácia era considerada uma única profissão. O boticário ele teria que estudar e curar as doenças, para ser boticário tinha que cumprir uma série de requisitos e também ter os equipamentos e o local necessário para fazer a medicação. (CRFCE)
Século II, foi fundada a primeira escola de farmácia, cirando a legislação. Em 1777, Luiz XV determina a substituição do nome de apoticário pelo de farmacêutico. A obtenção do diploma de farmacêutico exige estudos teóricos e prestação de exames práticos, embora ainda não seja considerado de nível universitário. Com o tempo, o estudo universitário para a formação do farmacêutico é logo estendido para toda a Europa.
Durante a 1º Guerra Mundial (1914 -1919), teve início o desenvolvimento da antibioticoterapia e imunoterapia. No período da 2º Guerra Mundial (1939 -1945), começaram as pesquisas sobre guerra química que resultaram no descobrimento dos primeiros anti-neoplásicos.
A industrialização desenvolveu-se em ritmo crescente, aliado as mudanças da sociedade de consumo, interesses econômicos e políticos, e os elevados investimentos publicitários que atribuem ao medicamento a solução para todos os problemas, o fármaco tornou-se um produto industrial.
A partir de 1950, a sociedade começa a dispor dos serviços de farmácias e da qualificação do farmacêutico. Com o tempo, a botica, onde o boticário pesquisava e manipulava fórmulas extemporâneas, originou dois novos tipos de estabelecimentos: Farmácia e Laboratório Industrial Farmacêutico. (CRFCE)
Antes de tudo, para escolher qualquer profissão tem que se identificar com ela, principalmente se for na área da saúde. A profissão farmacêutica pode se trabalhar em 114 áreas e não apenas em drogaria como muitos pensam e considerada como a área mais completa quando se trata de saúde. Na faculdade você aprende toda teoria, só que nada como o dia a dia para aprender. Pois você aprende toda fase clínica, farmacológica, fisiológica e química, ou seja, toda a ação do fármaco no organismo. O farmacêutico e quem desenvolve o fármaco. Essa profissão no Brasil não é tão valorizada, como as outras da área da saúde, porém em outros países são super valorizados não só pela questão financeira como formas de trabalho. Qualquer drogaria que tenha medicamento controlado e preciso ter um farmacêutico responsável, em outros países assim como no Brasil não se vende nenhum tipo de medicamento sem a presença do farmacêutico e com receita médica.
Veja alguns exemplos:
Estados Unidos: Média salarial do farmacêutico- $96 mil a $ 144 mil. Independente se o profissional está localizado em uma área metropolitana ou não, a média salarial anual para um farmacêutico licenciado, como por exemplo, os Pharm-D, é de $ 96 mil em todo o país. Sem dúvida, a profissão é muito atrativa, mas se formar como farmacêutico, ou mesmo validar o diploma neste país não é nada fácil.
Canadá: Média salarial do farmacêutico – $80 mil a $105 mil a média salarial do farmacêutico licenciado no Canadá gira em torno de $80 a $105 mil. Entretanto, o valor depende da localização da província aonde o farmacêutico atua.De uma forma geral, o farmacêutico é um profissional altamente reconhecido e valorizado neste país.
Suíça: Média salarial do farmacêutico – $87 mil. Somando o bônus, as comissões e o salário, um farmacêutico pode fazer cerca de US $ 87 mil ao ano na Suíça. No entanto, para trabalhar como farmacêutico registrado neste país, tem passar pelo Programa de Avaliação Farmacêuticos no exterior (Overseas Pharmacists Assessment Program).Os farmacêuticos qualificados fora do Espaço Econômico Europeu – EEE (European Economic Area – EEA) ou um estrangeiro, porém com qualificação de farmacêutico EEE (exceto para uma qualificação de farmacêutico reconhecido no reino Unido- UK) também precisa passar este teste de qualificação.
Austrália: Média salarial do farmacêutico – $70 mil. De acordo com os dados divulgados pela Australian Tax Office (Departamento de Finanças Australiano) no início deste ano, o lucro total em dinheiro de um farmacêutico licenciado na Austrália é cerca de US $ 78K. Entretanto, o pagamento normalmente diminuir dependendo da região, caso esta seja menos valorizada comparada com as grandes metrópoles deste país.No entanto, para obter a licença de farmacêutico na Austrália, é obrigatório o registro no Pharmacy Board of Australia (Conselho de Farmácia da Austrália).Já para farmacêuticos estrangeiros que queiram seguir carreira na Austrália, estes devem passar por um exame realizado pelo Australian Pharmacy Council (APC) – Conselho de Farmácia da Austrália.
Reino Unido: Média salarial do farmacêutico – $65 mil. De acordo com a pesquisa salarial do farmacêutico feita pelo Hunter Human Capital, o farmacêutico licenciado no Reino Unido pode ganhar cerca de $65 mil ao ano.Entre as nove posições pesquisadas, o Reino Unido está na quinta posição, mas isso também pode variar de acordo com a graduação do profissional ou cargos de gestão em grandes empresas, no qual pode ter um aumento significativo do salário.
Alemanha: Média salarial do farmacêutico – $60 mil. Na Alemanha, os valores recebidos por farmacêuticos devidamente registrados podem chegar a $60.000,00 inclusos bônus e comissões. No entanto, os valores podem depender da região.O processo de registro do farmacêutico na Alemanha não é fácil, exige estudo em universidade reconhecida, além de provas (inclusive oral) e estágios. E a situação para o profissional que deseja a validação do diploma é ainda mais difícil, pois deve ser submetido a diversas etapas, provas, estágio, além de possuir alto custo.
Irlanda: Média salarial do farmacêutico – $55 mil. Um farmacêutico devidamente registrado na Irlanda pode faturar algo em torno de $ 55.000,00 por ano incluindo bônus, comissões e incentivos. O aumento salarial costuma ocorrer progressivamente nos primeiros cinco anos de carreira até o 10 anos de profissão, entretanto, pode ocorrer certa estagnação em algum momento da carreira.O Órgão responsável pelo registro dos farmacêuticos no país e o Pharmaceutical Society of Ireland – PSI. Mas o profissional formado em pharmaceutical science não necessita de registro em nenhum Órgão para exercer a profissão, ao contrário do farmacêutico independente de onde ele trabalha.De uma forma geral, as farmácias e hospitais pagam mais para farmacêuticos.Farmacêuticos clínicos com curso de pós-graduação também são bem remunerados.O farmacêutico industrial ganha ainda mais, podendo chegar, dependendo do cargo e de sua graduação, a cerca de €90.000,00 ou $100.629,00 (€ 1,00 = $ 1,1180 – em 10/08/2016), mas as vagas são poucas e bem concorridas.
Itália: Média salarial do farmacêutico – $41 mil. Os valores do salário do farmacêutico na Itália variam muito, de acordo com sua experiência, graduação e cargo.Os valores detalhados, expresso em Euros, foram descritos no artigo: Tudo sobre as farmácias na Itália. Mas para se ter uma ideia, o salário inicial (piso) seria algo em torno de 1.200 -1500 euros por mês – Full time(período integral) podendo chegar a 6.000 euros mês, caso ele seja o dono da farmácia. Os valores ainda podem aumentar se o farmacêutico trabalhar no horário noturno e finais de semana.
Nova Zelândia: Média salarial do farmacêutico – $40 mil. A média salarial do farmacêutico na Nova Zelândia não é menor que $40.000,00 ao ano. Entretanto, este valor é altamente variável, pois neste valor está incluso bônus e comissões que variam de acordo com a localização, qualificação e desempenho do profissional de forma individual. Mas para os mais experientes a profissão é bem lucrativa.
África do Sul: Média salarial do farmacêutico – $38 mil. De acordo com a média salarial deste país para o farmacêutico, o valor aplicado no mercado é de cerca de $ 38.000,00 ao ano. Isso baseando em salários de profissionais iniciantes, mas para profissionais veteranos (com mais de 20 anos de carreira) fica nítido a estagnação em termos salariais, mas é sempre possível mudar de uma empresa para outra rumo a uma melhor trajetória profissional.
As áreas farmacêuticas que mais me chamam a atenção e industrial, oncológica e estética/cosméticos. Industrial se pode trabalhar em indústrias alimentícias, medicamentosas, materiais hospitalares, materias têxtil e etc... Oncológica se trabalha com pessoas neoplásicas (que tenham a doença de câncer) Estética/cosméticos desenvolvimento de maquiagens, perfumes, em tratamento estético como botox, micros preenchimento, entre outros.
A profissão farmacêutica é muito ampla e completa, amo essa profissão e espero crescer muito nela.
![](https://static.wixstatic.com/media/d8fd53_1e1534bd0fdb44ecb2d885b43c21a066~mv2.jpg/v1/fill/w_651,h_481,al_c,q_80,enc_auto/d8fd53_1e1534bd0fdb44ecb2d885b43c21a066~mv2.jpg)
Beijos, MarysDay :**